sexta-feira

Cardápio variado

Artigo publicado na revista Farma 100, nº06, pela Editora Price.


Nós somos o que comemos. Para manter a saúde e o peso o segredo é a alimentação equilibrada

Por Paula Reis

Tudo aquilo que ingerimos manifestará algo em nosso organismo. Bom ou ruim. Uma alimentação equilibrada resulta em inúmeros benefícios para a saúde: da perda de peso a melhora da capacidade cardiovascular, da aparência da pele ao animo no dia a dia. Segundo o endocrinologista, professor da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo e criador da dieta dos pontos, Dr. Alfredo Halpern, a chave da alimentação está em mesclar os grupos de alimentos e cortar o fastfood. “Se o seu prato estiver bem colorido saiba que está no caminho certo. Coma devagar, pratique regularmente atividade física e abuse da água. Nosso corpo precisa ser hidratado”.

Entenda os grupos de alimentos
Todos os grupos de alimentos são necessários. A divisão é feita de acordo com a função que desempenha no organismo.
Carboidratos: principal fonte de energia, também chamados de energéticos. Exemplos: massas, pães, arroz, milho, batata, mandioca. Recomenda-se de seis a onze porções.
As Proteínas são divididas em três categorias: laticínios (leites, iogurtes, e queijos), carnes e proteínas vegetais (soja, feijão, lentilha). Este grupo garante a regeneração de todos os tecidos do corpo, e, na divisão dos laticínios são ótimas fontes de cálcio. Recomenda-se ingerir em laticínios duas a três porções, carnes (de preferência magra como frango sem pele e peixe grelhado ou cozido. Carne vermelha está liberada apenas uma vez por semana), de duas a três porções.
Reguladores: ótimas fontes de vitaminas e sais minerais, também fornecem energia. Exemplos: legumes, frutas e verduras. Recomenda-se de duas a três frutas ao dia, legumes de três a cinco porções e verduras a vontade.
Gorduras e óleos são também fontes de energia, porém, é recomendada a ingestão de pequenas quantidades. Eles ajudam o organismo a absorver vitaminas como A, D, E, e K mas, em grandes quantidades prejudicam a saúde. Recomenda-se de uma a duas porções

Crianças e idosos
Segundo o Dr. Alfredo Halpern, as crianças precisam de mais calorias do que os adultos. “Vale-se do bom senso, mais carboidratos, e açúcar de vez em quando, não faz mal, pelo contrário”
Já os idosos podem aumentar o consumo no grupo de proteínas, principalmente os laticínios que são a principal fonte de cálcio, essencial para a manutenção dos ossos.


Cuidado com excessos

Estudos indicam que o consumo de açúcar e de gorduras traz diversos males á saúde como diabetes, hipertensão e tantas outras patologias. Segundo o endocrinologista, Alfredo Halpern, o que realmente preocupa é o excesso no consumo. “O açúcar não é vilão, se consumido moderadamente. Render-se ao doce uma vez por semana é suficiente e não trará mal algum- salvo quem possui restrição médica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário