terça-feira

Sorriso invejável

Artigo publicado na Revista Farma 100, nº07.


Por Paula Reis

Ter dentes perfeitos não é apenas uma questão de estética. Além da beleza, tê-los brancos e brilhantes é sinônimo de saúde e de cuidados


Prevenir cáries e outros problemas que acometem os dentes e a boca é a melhor forma de ter um sorriso valorizado. Para tanto, a rotina de cuidados deve ser rígida. “Após a escovação, que deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, é um erro achar que a higiene bucal já esta concluída. A associação do fio dental remove 26% a mais de detritos formadores da placa bacteriana, portanto, o uso é indispensável a cada escovação”, explica o dentista, presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Norberto Lubiana.
A visita ao dentista, mesmo sem qualquer problema aparente deve ser realizada a cada seis meses. Durante a consulta pode ser feita uma limpeza mais profunda, além da aplicação do flúor que fortalece o esmalte do dente, evita o acúmulo de placa e previne o aparecimento de cárie.
Atenção aos dentes tortos. Eles tendem a provocar problemas na arcada dentária que, por sua vez, podem prejudicar a mordida e até a fala. Para este caso, o aparelho ortodôntico é o mais indicado. “A novidade é o aparelho lingual, que é colocado na parte interna dos dentes, ficando escondido e produz a mesma eficiência”, revela o especialista.
Vale lembrar que o consumo de café, chá, vinho tinto, refrigerantes, alimentos corantes e fumo são os principais causadores do escurecimento e das manchas nos dentes. Aqui, o clareamento dental é a melhor solução. Basicamente existem duas maneiras de realizar o procedimento: em casa, sob a orientação do dentista, através de um gel clareador em uma moldeira confeccionada no consultório, ou em uma única sessão realizada pelo profissional (laser).

DICA

Alimentação para dentes saudáveis
O uso indiscriminado de comidas condimentadas, corantes, alimentos muito quentes, refrigerantes e açúcar em excesso devem ser evitados. Eles ajudam a manchar os dentes e favorece o aparecimento de caries.


Dentadura é coisa do passado

A solução definitiva para quem perdeu os dentes é o implante. “A técnica introduz pinos feitos de titânio, um dos metais mais biocompatíveis com o tecido ósseo que existem e, portanto, muito bem aceito pelo organismo humano, sem causar rejeição. Os implantes são inseridos no osso dos maxilares, substituindo as raízes perdidas dos dentes, e neles são fixadas as próteses dentárias (coroa)”, explica a mestre em Saúde Pública e especialista em implantodontia, pela Universidade de São Paulo, Kátia Ferreira. O tratamento é cirúrgico, por isso, é preciso que o profissional seja especializado na técnica e o local esteja apto ao procedimento. “O especialista deve solicitar exames de sangue e até tomografia antes de realizar a cirurgia para certificar-se da saúde do paciente,” diz Kátia.
Tempos atrás o custo dos implantes era bastante alto devido a complexidade do tratamento, porém, recentemente, clinicas e planos de saúde oferecem facilidade de pagamento o que o torna mais acessível. Diante de diversas possibilidades o ideal é solicitar ás associações e conselhos da classe a indicação de um profissional habilitado. “Há também a opção de se consultar nas Faculdades de Odontologia e Escolas de Aperfeiçoamento Profissional, onde são atendidos pacientes gratuitamente ou por um valor bem abaixo do mercado”, conta Kátia Ferreira


Arsenal para dentes sadios

Para que a limpeza dos dentes seja eficiente, é preciso uma escova dental, de preferência com cabeça arredondada e cerdas macias para não riscar o esmalte, fio dental e creme dental. O creme deve ser indicado pelo dentista de acordo com a necessidade do momento.
A escova tem prazo de validade. Ela deve ser trocada a cada três meses e guardada em um local fechado para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Já o uso do enxaguatório bucal é controverso. “Ele deve ser indicado por um cirurgião-dentista em casos especiais como cirurgias, ou problemas na gengiva,” completa Norberto.

Anote na agenda

Associação Brasileira de Odontologia
http://www.abo.org.br/

Dra. Kátia Ferreira
Tel.(11) 2674-7743

Nenhum comentário:

Postar um comentário