
A pele e os cabelos negros precisam de cuidados específicos. Aprenda quais são os melhores tratamentos e produtos para a mulher negra se manter ainda mais jovem e bonita
Por Paula Reis
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 59% da população brasileira é negra. O Brasil fica atrás apenas da Nigéria, na Africa, na lista dos países com maior número de negros no mundo.
Ainda bem que a beleza negra está cada vez mais valorizada e para isso não falta no mercado produtos especializados; são linhas de tratamento para a pele, cabelos e maquiagem. Confira dicas preciosas dos especialistas para você cuidar da sua pele, do cabelo e ainda arrasar na maquiagem.
Cuidados com a Pele Negra
A pele negra possui algumas características diferentes da branca. “Ela é mais grossa, contém mais melanina, necessita de menor proteção solar, e é mais oleosa, o que provoca uma tendência à acne. Além disso ela é mais resistente e demora mais tempo para envelhecer”, explica a dermatologista e nutrologa Dra. Daniel Hueb. O principal problema que acomete essa pele é a tendência a manchas. “Por conter mais melanina, ela pode manchar com facilidade”, explica a dermatologista especializada pela Unifesp, Monica Carvalho. Por isso, produtos com ácidos em concentração alta devem ser evitados.
Como cuidado diário, o ideal é utilizar sabonetes específicos para pele oleosa e cosméticos para prevenir à acne. “Para manter a cútis saudável, é necessário limpá-la, tonificá-la e hidratá-la diariamente”, diz Monica. E, como nos demais tipos de pele, o uso diário do filtro solar também é fundamental.
Corpo em evidência
A pele negra é firme, tem menos tendência a flacidez, porém possui menos hidratação e maior sensibilidade,principalmente corporal.
“Os principais cuidados são hidratar bastante a pele do corpo após o banho, utilizar filtros solares oil free (sem óleo) com proteção UVA e UVB e hipoalergênicos”, recomenda Daniela. A dermatologista explica ainda que as mulheres negras dificilmente têm problemas com celulite e flacidez, pois em geral têm mais tonicidade e massa muscular.
Cabelos de poder
Cabelos étnicos, que vão dos crespos aos encaracolados, ao contrário do que muitos pensam, eles são extremamente frágeis. “O mais importante para se ter um cabelo bonito é cuidar dele no dia-a-dia, usar produtos adequados, hidratar e não abusar das químicas”, explica o hair stylist, Augusto Gaúcho do salão Spettacolo em São Paulo
Faz parte da rotina de cuidados usar xampu e condicionador, específicos para o seu tipo de fio. Fazer uma hidratação ou cauterização no salão uma vez por mês e, uma vez por semana aplicar uma máscara em casa.
Para definir os cachos, utilize um leave-in in ativador de cachos, ou mousses, e ceras, todos livres de álcool.
“Soluções divertidas e que dão um super efeito são as tranças, presilhas, faixas, tiaras e elásticos. Mas cuidado. Se você prende sempre os cabelos com elástico eles podem se quebrar ou ficar marcados. Tente revezar os penteados para não estragar os fios”, alerta o cabeleireiro
Se você preferir alisar os fios, o melhor é redobrar os cuidados com hidratação.
Make-up de primeiro mundo
Esconder as imperfeições e ressaltar os pontos fortes é o grande segredo de uma maquiagem perfeita. Confira o passo a passo que a Revista Farma 100 preparou especialmente para você.
Tonalidades
Existem muitos tons referentes à pele morena e negra, por isso, é importante testá-los para saber qual é a tonalidade mais próxima da sua pele. Faça o teste passando um pouco do produto nas costas das mãos.
Corretivo
O primeiro passo é esconder as olheiras e manchas. Para isso aplique um pouco de corretivo um tom abaixo da sua pele com leves batidinhas no local.
Base e pó compacto
Para finalizar a uniformização da pele, é hora utilizar a base ou o pó. Não é recomendado utilizar os dois para que a maquiagem não fique muito carregada.
Se a sua pele for seca, é melhor escolher a base e caso seja oleosa, prefira o pó.
Aplique a base ou o pó a partir do centro do rosto em direção às extremidades. Não esqueça do pescoço e do colo.
Sombra
Para a sombra prefira a cor dourada e as nuances do marrom. Mulheres mais ousadas podem investir no azul e no rosa. A dica é esfumaçar a sombra da raiz dos cílios e subir até a sobrancelha. Comece pelo tom mais escuro e vá clareando até chegar na sobrancelha.
Sobrancelha
No caso de disfarçar falhas, o ideal é usar um lápis preto bem apontado para fazer o risco. Cores como cinza ou marrom não dão definição e aparenta ser artificial.
Cílios
Pode usar e abusar do rímel na cor preta. Para realçar mais os cílios, utilize um curvex.
Blush
Prefira os tons marrom escuro e café. Aplique-o na maça do rosto de dentro para fora com um pincel largo.
Boca
Passe um lápis marrom escuro no contorno dos lábios. Em seguida aplique o batom ou gloss. A diferença básica entre os dois é que enquanto o batom dá mais definição, o gloss aumenta os lábios. Cores amigas são tons de marrom, dourado, ameixa e vermelhos.
Consultoria: Regina Maura, maquiadora do Jacques Janine Augusta em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário