
Artigo publicado na revista HPC Essencial, nº12, da Editora Price, destinado ao farmacêutico.
O mercado de produtos antiidade bate recordes de vendas. Investir no segmento e manter a excelência no atendimento são medidas indispensáveis para potencializar os lucros e fidelizar a clientela
Por Paula Reis
Nos últimos anos, o culto à beleza e o aumento do poder aquisitivo do brasileiro estimularam a indústria de cosméticos a investir mais em tecnologia e desenvolvimento de novos produtos. Desde 1994, recordes sucessivos são registrados nos lucros das empresas nacionais e estrangeiras do setor.
Para se ter uma idéia mais exata, segundo dados da Associação Brasileira de da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o faturamento anual de todo o setor HPC no País em 1996 foi de R$ 4,9 bilhões. Já em 2006, esse número saltou para R$ 17,5 bilhões.
As farmácias e drogarias só tendem a ganhar com esse crescimento. Estudo realizado pelo Popai Brasil – The Global Association for Marketing at Retail-, revela que esse canal de vendas é o mais visitado pelo consumidor em razão da comodidade, localização, segurança e preço atrativo. Segundo a pesquisa, 12% dos entrevistados demonstraram a intenção de consumir cosméticos.
No Brasil, os cosméticos que se enquadram no segmento antiidade são os que têm maior representatividade no mercado: 45% em valor acumulado, segundo dados da Nielsen de 2007. “Frente a esse cenário, acredito que o segmento deve manter o ritmo de crescimento, apostando no lançamento de produtos inovadores e alinhados com às expectativas das brasileiras em cuidado, proteção da pele, prevenção e tratamento das rugas”, aposta Fernanda Calvet, gerente da marca Nivea Visage.
Com a grande divulgação de lançamentos que combatem a ação do tempo e as temíveis rugas e marcas de expressão, a procura por cosméticos antiidade tem inicio cada vez mais cedo. Se antes eram indicados para clientes acima de 40 anos, atualmente há produtos com fórmulas especificas para jovens a partir dos 25 anos. “É inegável que a mulher moderna tem à sua disposição um arsenal “bélico” para guerrear contra os efeitos implacáveis da natureza. Isso possibilita retardar a máquina do tempo desde tenra idade, como o uso dos filtros solares já na infância, que são capazes de bloquear o fotoenvelhecimento. Do contrário os sinais já seriam bem visíveis aos 25 anos”, esclarece Ligia Kogos, dermatologista, membro da sociedade brasileira de dermatologia.
“O que existe atualmente na medicina e em produtos cosméticos, atrasa em 10 ou 15 anos o relógio biológico”, complementa. Com o objetivo de evitar o envelhecimento precoce da pele, prevenir-se da exposição solar excessiva é essencial. “As radiações destroem as camadas de colágeno e elastina, ocasionando flacidez e manchas”, explica a dermatologista e nutróloga, Daniela Hueb. “É imprescindível usar filtro solar com FPS 30, mesmo nos dias nublados”, alerta a médica.
Indústria cosmética em ação
Realizar pesquisas e buscar novas tecnologias são os objetivos das empresas de cosméticos na corrida pela satisfação e fidelização do consumidor.
“O mercado de produtos antiidade está em vasta expansão. Podemos falar em um crescimento de 70% em 2007, em comparação com 2006, e estimamos um crescimento de 50% no período para o próximo ano”, revela Regiane Bassi gerente de grupo de produtos de dermatologia da Mantecorp.
As grandes novidades da Mantecorp nesta categoria são Epidrat Lift e Epidrat Olhos. A linha reúne novas substâncias que comabtem o envelhecimento em único produto, como o Retinil Palmitato, que estimula a produção de colágeno, atenua rugas finas e melhora a elasticidade e espessura da pele.Já o Neo Química, que é umas três maiores companhias farmacêuticas em vendas unitárias do País, firmou parceria com o laboratório francês Bioscreen para produzir a linha Ginkolis. De acordo com o Flávio Trigo, Gerente da Neolatina, “pesquisas científicas comprovaram que o Ginklolis diminui a liberação de radicais livres, aumenta a síntese de colágeno e a elasticidade da pele e, ainda, melhora a vasorregulação. Os testes mostraram que, com apenas um mês de uso, pacientes conseguiram reduzir suas rugas em até 24%”, afirma.
A multincional Nívea se prepara para o lançamento do Nívea Visage DNAge® Zone Action, primeiro item da marca que atua de forma localizada no tratamento das rugas nas regiões mais propensas ao envelhecimento, como a testa, contorno do rosto e dos lábios. “O diferencial do produto está na fórmula, composta por uma concentração maior de creatina, proporcionando a energia necessária para a renovação celular. Outro diferencial são os pigmentos refletores de luz, que promovem sensação imediata de pele renovada e mais jovem. Esse efeito resulta da incidência de luz sob a pele, amenizando superficialmente a profundidade das linhas de expressão no rosto”, afirma Fernanda Calvet, gerente da marca Nivea Visage.(...) continua.
Venda mais
Para o consumidor, o processo de compra dos produtos antiidade obedece alguns passos. A escolha do creme, por exemplo, sempre parte do seu tipo de pele.
Na opinião da gerente de grupo da Mantecorp, “o grande diferencial do farmacista é seu conhecimento e a forma como é transmitido ao seu cliente. O tratamento customizado é fundamental, para isso é importante ter sensibilidade e reconhecer as necessidades do consumidor. Para ajudar, a Mantecorp desenvolve um programa de treinamento aos farmacistas sobre temas como hidratação, fotoproteção e rejuvenescimento, com conceitos básicos, porém úteis, de forma que os farmacistas possam utilizá-los na prática. Mostrando atenção e conhecimento, o farmacista tem possibilidade de cativar e fidelizar o consumidor e conseqüentemente vender mais”.
Sobre a forma correta de expor o produto, a gerente de Trade Marketing da Nívea aconselha separá-los por tipo de pele. “É fundamental apresentar os três passos de cuidado facial: limpeza, tonificação e hidratação. Nesse último passo sempre recomendamos incluir os antiidades. Deve-se organizá-los também por faixa etária (da esquerda para a direita e em ordem decrescente de idade)”, ensina Fernanda Calvet. “Por se tratar de um segmento mais “premium” e de maior valor agregado, sugerimos também que os produtos antiidade sejam expostos na parte de cima da gôndola, ao alcance dos olhos do consumidor”, complementa.
Outro ponto importante a destacar é que a consumidora avalia a compra do produto para o rosto como um momento especial. Por essa razão, a ambientação da loja deve contar com materiais de merchandising e pontos iluminados que ajudem a atrair a atenção para ela.
Glossário da beleza
Ácidos glicólico e de frutas: têm capacidade de renovação celular, além de refinar, dar brilho e luminosidade à pele.
Ácido retinóico: estimula a produção de colágeno e apaga as primeiras rugas e manchas.
Ácido ursólico: inibe a enzima elastase, que está relacionada ao surgimento das rugas. Apresenta efeito antioxidante.
Beta-hidroxiácido: amacia e exfolia a pele. DMAE e Argireline: mantêm o tônus muscular.
Vitamina C: ajuda a recuperar a pele dos danos do sol, tempo e poluição
Hormônios femininos (estradiol em cremes): devolvem a elasticidade e a tonicidade, mantendo e estimulando a proliferação de fibras colágenas e elásticas.
Liftline, raffermine, tensine: reforçam a firmeza da pele e criam uma película invisível que diminui a expressão de cansaço e abatimento.
Uréia, Ácido hialurinico e lactatos: retêm a água do corpo, mantendo a pele hidratada.
Kelpadelie: bloqueia as enzimas que degradam o colágeno e a elastina.
Sais de ouro: promovem a hidratação e o clareamento da pele, além de agir como um antioxidante facial.
Coenzima Q10: reduz a produção dos radicais livres e potencializa a ação da vitamina E.
L-carnosina: protege a pele contra os radicais livres e carbonílicos.
Extra da edição
- Beber dois litros de água por dia.
- Manter uma alimentação equilibrada, evitando alimentos industrializados que são ricos em gordura trans e, portanto aceleram o envelhecimento.
- Não fumar e evitar bebidas alcoólicas pois alteram a circulação e ocasionam envelhecimento precoce e flacidez.
- Não dormir com maquiagem.
- Usar filtro solar diariamente
- Praticar exercício físico regularmente
- Evitar o estresse
- Dormir oito horas
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