quinta-feira

Relações da ciência

Artigo publicado na revista Bom Viver, nº02, customizada do Wal-Mart, pela Editora Price.

Ao mesmo tempo em que a tecnologia avança, a natureza prova que é sábia e promove inúmeros benefícios à saúde do homem

Por Paula Reis

Ácido fólico previne câncer de mama
Recentemente um estudo confirmou que o ácido fólico, também chamado de B9 ou folato, pode prevenir o câncer de mama. A pesquisa, realizada por especialistas suecos, envolveu 11 mil mulheres na menopausa e constatou que a incidência deste tipo de câncer é menor naquelas que têm dieta rica nessa substância.
O ácido fólico, uma vitamina do complexo B, é conhecido por ser essencial á formação do feto e por prevenir outros tipos de cânceres como os de pulmão, colo uterino, cólon e reto. Apesar das maravilhas aqui anunciadas, ele só pode ser ingerido como medicamento se for indicado por um médico.
Em condições normais, o ser humano adulto necessita de 600 microgramas por dia de ácido fólico, quantidade facilmente encontrada em alimentos. No entanto estes devem ser preparados evitando-se altas temperaturas, pelo fato desse ácido ser frágil e não resistir ao calor excessivo.
Alimentos ricos em ácido fólico: brócolis, folhas verdes, frutas cítricas, aspargo, abacate, amendoim.

Amamentação aumenta inteligência
Constatou-se recentemente que mamar no peito torna as pessoas mais inteligentes. A conclusão foi de uma pesquisa que analisou, durante 18 anos, mais de mil crianças no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia. Segundo o estudo, os jovens que foram amamentados quando bebês tiveram maior sucesso na escola e na universidade. Além disso, outra pesquisa, publicada no Archives of Disease in Childhood, afirma: as crianças que foram alimentadas com leite materno lidam melhor com as pressões e dificuldades da infância do que aquelas que tomaram mamadeira. E, para finalizar, um estudo da American Heart Association provou que as crianças aleitadas ao peito têm menos riscos de sofrer de doenças do coração do que as que tomam leite na mamadeira. Assim não resta dúvida de que alimentar o bebê com leite materno é uma sábia decisão, pois faz bem para a saúde e para o futuro novo ser.

Carinho e apoio antes, durante e após o parto
Muitas pessoas não sabem o que é doula e muito menos o que ela faz. Doula é uma profissional que acompanha a gestante. Ela está presente antes, durante e depois do parto, dando suporte físico e emocional, não somente à futura mamãe, mas ao casal. Em outras palavras, ela substitui aquela figura mais experiente da família, que sempre estava presente nestas ocasiões em tempos passados.
Qualquer mulher pode se tornar uma doula, mas é necessário passar por um treinamento. Mais informações podem ser obtidas no site www.doulas.com.br

EXTRA

Inteligência animal
Biólogos do mundo inteiro divulgam pesquisas que afirmam que os animais são dotados de capacidades ainda que rudimentares, de adquirir e também de transmitir conhecimento. A novidade parte de pesquisadores americanos ao anunciarem que macacos resos são capazes de fazer soma mental. Na comparação com estudantes de faculdade, os animais se mostraram capazes de fazer adições mentais tão bem quanto os humanos.
Cientistas desenvolvem droga que promete aliviar os sintomas de demência em 10 minutos

Estudo realizado no Instituto de Pesquisa Neurológica e no Departamento de Neurologia da University of Southern California (EUA), afirma que uma nova droga chamada etanercepte, alivia os sintomas de demência em pacientes portadores de Alzheimer em apenas10 minutos.
O medicamento ao ser injetado no corpo suprime rapidamente a ação do fator de neurose tumoral alfa (TNF), uma substância que, em excesso, pode implicar em piora no quadro do Mal de Alzheimer e estimular o avanço da doença. O teste foi realizado em apenas um paciente de 81 anos que sofre de demência em estágio avançado. A melhora na memória foi significativa, porém, especialistas britânicos acreditam que ainda é muito cedo para atestar completamente a eficácia do medicamento.

Sexo beleza e felicidade
Assim como alimentação saudável e exercício físico, a atividade sexual regular alivia o estresse, ajuda no combate à depressão, revitaliza o corpo, estimula a mente e ainda é um excelente exercício aeróbico e anaeróbico. Para se ter uma idéia queima-se uma média de 100 calorias por relação. Alem disso, por causa da constante contração, a musculatura é enrijecida. De quebra, o sexo ajuda ainda a derrotar a celulite, já que melhora a circulação sanguínea.
De acordo com a psicóloga clinica e mestranda em psicologia, Ligia Daré, praticar sexo regularmente melhora o humor e controla o estresse. “No ato sexual, o corpo libera diversas substancias. Dentre elas a endorfina que é responsável pela sensação de prazer”, revela

Usar calcinha pode fazer mal à saúde ?
Alguns ginecologistas como o Dr. José Bento, acreditam que sim. A justificativa é que as calcinhas de materiais sintéticos e com forros muito grossos impedem a ventilação local e aquecem a região genital. Esse abafamento promove a proliferação de bactérias e fungos. Como conseqüência pode surgir infecções e corrimentos. Há controvérsias. Os profissionais que não acreditam que a calcinha prejudique a saúde se apóiam na idéia de que a ela serve como uma proteção que impede a entrada de uma infecção externa.
Para as pessoas que não se imaginam desfilando na rua sem calcinha, uma boa solução é trocá-la mais de uma vez por dia, ou retirá-la na hora de dormir. Nessa atitude todos os ginecologistas concordam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário