sexta-feira

Questão de pele



Artigo publicado na revista Farma 100, nº02, pela Editora Price.





A saúde da pele é uma das maiores preocupações das mulheres. Rugas e marcas de expressão facilmente denunciam a idade. Para se manter jovem por mais tempo, é importante começar a prevenção cedo



Por Paula Reis

O envelhecimento começa a partir dos 25 anos: idade em que o organismo entra em contagem regressiva. Daí para frente, os tratamentos preventivos se fazem necessários para garantir uma pele bonita e saudável.
“O maior vilão causador do envelhecimento continua sendo a exposição solar excessiva. As radiações destroem as camadas de colágeno e elastina ocasionando flacidez e manchas. Com o passar do tempo, a pele vai formando uma camada grossa e seca chamada queratose solar tornando a pele mais seca e enrugada, semelhante a um maracujá seco. Portanto use e abuse do filtro solar com FPS 30, mesmo nos dias nublados”, explica a Dra. Daniela Hueb, dermatologista e nutróloga.
Outra dica da dermatologista é beber 2 litros de água por dia e manter uma alimentação equilibrada. “Passe longe dos alimentos industrializados ricos em gordura trans, que aceleram o envelhecimento. Cigarro e bebidas alcoólicas alteram a circulação e ocasionam envelhecimento precoce e flacidez. E não esqueça de tirar a maquiagem antes de dormir”, alerta.
É preciso também estar atento ao seu tipo de pele. Pele seca pede versões dos cosméticos em cremes, quem tem pele normal e oleosa deve preferir as versões em gel.

Inimigas : estrias e celulite
Nem as modelos super magrinhas escapam das estrias e da celulite.
A celulite forma-se na camada profunda da pele, no tecido gorduroso, localizado entre a derme e os músculos. A Dra. Daniela explica que “esse tecido é formado por milhares de células gordurosas, envoltas em uma espécie de gel e banhadas pela corrente sanguínea. Elas precisam não só absorver água e nutrientes do sangue como eliminar as toxinas e o excesso de água. Quando algo não vai bem nessa troca, as células começam a se amontoar, interrompendo a circulação e congestionando o tecido. É isso que vai dar origem aos “buracos” e nódulos, deixando a pele com a famosa aparência de casca de laranja”.
Para preveni-la a recomendação é a mesma da pele do rosto. “Na alimentação consuma proteínas magras,vegetais e frutas vermelhas como morango,goiaba,amora e cereja. Esses alimentos auxiliam a circulação porque atuam como diurético natural,que são um santo remédio contra a celulite”, conta a médica.
Agora, se ela já apareceu, o ideal é procurar um dermatologista para avaliar o grau da celulite e então prescrever o melhor tratamento.
Já as estrias aparecem quando ocorre um estiramento na pele. A melhor maneira de prevenir o aparecimento é hidratar a pele e evitar o famoso “efeito sanfona” – engordar e emagrecer.
O tratamento para eliminar as estrias, também depende do tipo. Estrias brancas, por exemplo, só desaparecem com tratamentos que descamem a pele, como os peelings. “A única saída é a prevenção, portanto, hidrate o corpo bebendo bastante água e use cremes à base de colágeno, elastina, óleo de rosa mosqueta, uréia, vitamina C e ácido láctico. Evite fumar e usar roupas muito apertadas para não prejudicar a circulação sangüínea e oxigenação da pele” finaliza.

O melhor tratamento para cada fase da vida
Aos 20 anos:
os cuidados básicos devem ser lavar o rosto com um sabonete neutro ou infantil, tonificar e hidratar a pele. É fundamental utilizar filtro solar fator 30 e para as pessoas que possuem pele oleosa, não esquecer que o filtro solar deve ser em gel. Aos 25 anos já é interessante investir na prevenção através de cremes com vitaminas C.
Aos 30 anos: já começam a aparecer os primeiros sinais de flacidez e rugas de expressão. Além dos cuidados básicos com a pele, é necessário utilizar cosméticos anti-envelhecimento com ácidos leves e fazer peeling superficial no inverno. E filtros solares sempre! A toxina botulinica também é indicada para prevenção de rugas profundas
Aos 40 anos: a flacidez e as rugas se tornam mais pronunciadas e as sobrancelhas e pálpebras ficam mais caidinhas. Além dos cuidados básicos é preciso investir em cremes com ácidos em maiores concentrações, cosméticos clareadores e anti-envelhecimento. Em clinicas é indicados tratamentos a laser, luz pulsada, peelings e toxina botulínica. Alguns preenchedores também são interessantes.
Aos 50 anos: a pele se torna fina e flácida. As rugas são mais profundas e as manchas e falta de hidratação são visíveis. O filtro solar continua sendo o principal agente protetor e os produtos devem ser altamente hidratantes, oleosos e com ácidos em altas concentrações. Em clínicas, recomenda-se tratamentos como os peelings profundos e laser de CO2 fracionados, assim como o lifting.

Cuidados caseiros fazem a diferença
Lavar o rosto com água fria, pois melhora a elasticidade. A água muito quente relaxa os tecidos e resseca a pele.
Usar sabonetes leves e específicos para o rosto. Tonificar e hidratar a pele e utilizar filtros solares fator 30.
Não dormir com maquiagem, já que pode ocorrer acne cosmética, inflamações nas pálpebras e alergias.
Passar mel uma vez por mês para melhorar o viço da pele. Deixar 20 minutos e enxaguar
Esfoliar a pele uma vez por semana (corpo e rosto)
Por fim, duas receitas simples:
A banana é um ótimo hidratante. Amasse uma banana nanica madura com uma colher de chá de aveia e uma colher de chá de mel. Misture bem e aplique na pele limpa e deixe por meia hora. A pele ficará viçosa e hidratada.
E para exibir uma pepe esticada na próxima festa, aplique com um pincel uma clara de ovo na face e deixe por 10 minutos e enxágüe. O rosto ficará com aspecto jovem e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário