quarta-feira

Ritmo contínuo de inovação

Artigo institucional da empresa Farmoquimica, publicado no Anuário Farmacêcutico de Indústrias e distribuidoras.


Empresa com mais de 70 anos no mercado acaba de inaugurar mais duas unidades e se prepara para, em 2008, ampliar o portfólio e tornar-se uma das maiores do Brasil


Por Paula Reis

A história da Farmoquimica teve inicio há mais de 70 anos, quando o médico italiano Ermínio Vella funda a empresa em Botafogo, no estado do Rio de Janeiro. Em 1940 a companhia consolidou-se no mercado com a fabricação do Libigastrin, medicamento bastante prescrito por gastroenterologistas. Em seguida, o grupo assumiu o controle do laboratório Probiotical e passa a fabricar o Piro-Vac e os Antígenos Grai, sendo pioneiro em vacinas hipossensibilizantes no Brasil. A partir de 1960, a Farmoquimica focou em tratamento de enfermidades endêmicas como a malária, as verminoses e infecções diversas, muito comuns nas regiões norte e nordeste.
Dez anos depois amplia sua atuação para o interior de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Oeste de São Paulo, aumentando assim sua participação no mercado brasileiro. Passa também a ser um importante fornecedor de medicamentos para doenças endêmicas para os programas assistenciais do Ministério da Saúde. Já a década de 90 marcou a empresa pela compra do laboratório Zest, incorporando marcas tradicionais da GlaxoSmithKline. A partir de 2000, a Farmoquimica investiu em parcerias com empresas européias e americanas, sem esquecer o desenvolvimento local do portfólio de produtos.
De lá para cá são mais de 40 medicamentos de prescrição médica, que atuam em diversos segmentos terapêuticos. Abrilar, Umckan, Utrogestan, Oestrogel, Annita e Kelo-Cote são alguns deles.
Para atender todo o território nacional, a Farmoquimica conta com 315 representantes de vendas, atuantes não apenas nos principais centros urbanos, mas também em pequenas cidades do interior.
A equipe atende mais de 50 mil médicos de diferentes especialidades, como pediatria, ginecologia, clinica médica, otorrinolaringologia e ortopedia.
Mas os investimentos não param por aí. A Farmoquimica inaugurou em julho de 2007, uma fábrica de medicamentos hormonais e um centro de distribuição no parque industrial da empresa situado no Jacaré, zona norte do Rio, onde já funciona a unidade principal do grupo. Além disso, a companhia pretende, em 2008, lançar uma linha dermatológica com produtos inéditos e de alta tecnologia voltada para a cosmiatria. Passará então a visitar milhares de dermatologistas em todo o Brasil, além de contar com uma força de vendas especializada para visitar esses médicos.
“As duas novas unidades fazem parte da estratégia do grupo para, até 2014, dobrar a participação de mercado para 2% e passar de 25º para 15º lugar no ranking dos laboratórios que atuam no Brasil, incluindo os multinacionais - em 2001, a participação da empresa no mercado era de 0,24%”, conta Leonardo Benz, gerente de marketing da companhia.
A nova fábrica vai produzir anticoncepcionais e pílulas de reposição hormonal, com capacidade para 360 milhões de comprimidos por ano. Sua construção foi motivada pelo aumento das vendas de produtos hormonais, que começaram a ser produzidos há cinco anos pelo grupo. Respondendo por 20% das vendas da empresa, essa linha de medicamentos era produzida de forma terceirizada em São Paulo. Portanto, o centro de distribuição permitirá o aumento da produtividade da fábrica principal, já que passará a concentrar a expedição e a armazenagem de produtos acabados.

Normas internacionais em prática
Investir no espaço é necessário, mas prestar atenção na qualidade dos produtos é imprescindível. Por isso a fábrica atende às normas internacionais de ISO 9000 e conta ainda com a Certificação de GMP (Boas Práticas de Fabricação), atendendo assim a todas as exigências da ANVISA.
Em reconhecimento pela excelência de seus processos, que obedecem a padrões internacionais, a Farmoquimica foi a primeira indústria farmacêutica ética do Brasil a receber o certificado ISO 9000. “Trabalhamos com rígidos procedimentos de controle, que asseguram a conformidade e a eficácia do produto final. Desde a estocagem de matéria-prima, passando por sua formulação, até a embalagem final, todos os processos são acompanhados criteriosamente”, afirma Fernando Geraldi, gerente de produtos da linha Pediátrica.

Foco no funcionário e na comunidade
Aulas de meditação, sessões de massagens, ginástica, exame médico, palestras e ainda um programa especial para gestantes, são algumas formas que a Farmoquimica encontrou para melhorar a qualidade de vida dos profissionais que nela atuam. “O capital humano é o que temos de mais precioso e por isso nos preocupamos com o bem estar e a qualidade de vida dos nossos colaboradores, conta o presidente da empresa, Marcelo Geraldi.
Outra preocupação da empresa está no meio ambiente e com as políticas internas voltadas ao gerenciamento dos recursos naturais e de seus resíduos. Existe a busca incessante de melhoria continua dos processos internos. Nessa área, a Farmoquimica possui projetos como a coleta seletiva de lixo, plano de gerenciamento de resíduos, estação de tratamento de despejos industriais e programas de economia de água e energia. Além disso, ações sociais como o projeto “Eu Sou”, desenvolvido com crianças e jovens da Comunidade do Jacaré também fazem parte de ações sociais do grupo.

Farmoquimica em números
  • Fabrica medicamentos de prescrição médica. São mais de 40 produtos de marca, que atuam em diversos segmentos terapêuticos.

  • Conta com 504 colaboradores, sendo que 315 atuam como representantes de vendas junto a classe médica em todo o Brasil.

  • Lança, em 2008, uma linha dermatológica com produtos inéditos e de alta tecnologia voltada para a cosmiatria.

  • Tem crescimento anual em torno de 25% e estima-se que o percentual aumente mais 15% em 2008.

  • Fica no Rio de Janeiro e dispõe de uma área de 12mil m². A fabrica está apta a produção de sólidos, líquidos orais, cremes, pomadas, gotas e injetáveis.
    Área de atuação
  • Engloba todos os Estados do Brasil. A sede da empresa fica no Rio de Janeiro, RJ.

    Anote na Agenda
    http://www.fqm.com.br/
    SAC: 0800250110

Nenhum comentário:

Postar um comentário