sexta-feira

Mãos e pés perfeitos

Artigo publicado na revista Farma 100, nº02.




Nada mais elegante e charmoso que manter as unhas bem feitas. Saiba como conseguir este efeito em casa



Por Paula Reis


Para ter pés e mãos saudáveis, a primeira providência é montar o seu próprio kit com direito a alicate, empurrador de cutícula, lixa de pé e unhas. A dermatologista Dra. Adriana Villarinho, explica que é importante ter um kit manicure completo ou certificar-se que os instrumentos pontudos sejam esterilizados a cada manuseio. Isso porque as pinças e os alicates usados para empurrar e tirar a cutícula podem causar machucados pelo meio do caminho, transmitindo doenças como hepatite e Aids. A lixa de unha e de pé deve ser obrigatoriamente descartável. "A micose só é transmitida pelas lixas", ressalta a médica. O problema começa a se manifestar poucos dias depois do contágio: além de esfarinharem, as unhas perdem o brilho e mudam de coloração, variando entre esbranquiçadas.
Fique atenta. Se as suas unhas estão fracas e quebradiças, o problema pode estar na alimentação. “Uma alimentação saudável, rica em ferro, vitamina A, proteínas e cálcio (carne, peixe, ovos, leite e derivados) resolve o problema não só das unhas, como também de saúde” explica Dra. Adriana.
Os esmaltes também podem ser prejudiciais, já que o uso contínuo deles prejudica a umidade das unhas. O ideal é que o esmalte seja retirado, com dois dias de intervalo, entre uma aplicação e outra.
Segundo a Dra. Daniela Hueb, dermatologista e nutróloga, “os pés merecem um produto específico, principalmente em casos de rachaduras e descamações. Nesse caso, deve-se procurar a ajuda de um dermatologista. Mas, se a pele é saudável, o hidratante corporal já é um bom coadjuvante”.
É preciso ter atenção também ao cortar as unhas, porque um simples corte errado pode inflamar ou encravar os cantinhos e isso compromete todo o visual e a saúde dos pés.
Tendências para a próxima estação
As cores das unhas também fazem parte das tendências da moda. Para quem gosta de destacar as unhas e era fã dos tons vermelho, a nova opção é o café ou o cereja. Já as românticas podem usar os diversos tons de rosa claro que estão no mercado. Prata e dourado também são uma boa pedida.
Dicas

· Aplicar hidratante várias vezes ao dia massageando suavemente;
· Usar protetor solar sempre , mínimo FPS 15 (com sol, chuva, inverno ou verão) e reaplicar pelo menos 3 vezes ao dia;
· Fazer hidratação pelo menos uma vez por mês, para repor a perda de água e renovar as células;
Usar luvas protetoras para lavar louça, quando utilizar produtos de limpeza ou jardinagem.
Seque bem os pés, com papel absorvente, principalmente entre os dedos.
Evitar saltos extremamente altos, sandálias com muitas tiras e finas e costuras internas em excesso.
O óleo de amêndoa quando aplicado nas unhas promove uma hidratação profunda nas unhas.

Podólogo versus Pedicure
O podólogo é o profissional que trata de doenças superficiais nos pés como calos, calosidades, unha encravada, fissuras, rachaduras, olho de peixe e infecções. Pés diabéticos também devem ser tratados com um podólogo.
A diferença básica entre o podologo e a pedicure é que um trata da saúde dos pés enquanto o outro se preocupa com a estética.
Fonte: Tatiany Kermessi, assistente de Coordenação Técnica da Doctor Feet

Nenhum comentário:

Postar um comentário