quinta-feira

O segredo é alongar

Artigo publicado na Revista Bom Viver, nº02.


Trabalhar os músculos e as articulações mantém o corpo ágil e dá mais disposição para enfrentar as atividades do dia-a-dia


Por Paula Reis

Flexibilidade corporal, preparação dos músculos para o inicio da atividade física e relaxamento depois dos exercícios: estas são algumas das funções do alongamento. “A prática do alongamento é muito importante porque envia ao cérebro informações sobre as condições em que os músculos se encontram”, explica a fisioterapeuta Dra. Yeda Bellia, professora da Unifesp.
A maioria das pessoas pode praticar os exercícios, salvo se há restrições médicas. Pela manhã, alongar-se é ideal para se obter vitalidade física. Já no final da tarde, a prática alivia as tensões acumuladas durante o dia. “É como se nos libertássemos de nossas próprias amarras. Observe como os bebês e os animais sempre se espreguiçam ao acordar; esta é uma forma de alongamento”, diz a fisioterapeuta
A atividade pode ser realizada sempre que se sentir necessidade ou vontade. Ele pode ser realizado toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, ou assistindo TV. O importante é aprender a forma correta de executar os exercicios para aumentar os resultados e evitar as lesões musculares. Para isso, é necessária a orientação de um fisioterapeuta ou um profissional de educação fisica. E quem já passou dos 40 anos deve ter atenção redobrada, já que, a partir desta idade, ocorre um desgaste natural nas cartilagens das articulações.
A dica é: iniciar o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo, sustentar alguns segundos, e então relaxar. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves e o praticante deve senti-los, etapa por etapa.
A prática de alonga-se pode ser repetida várias vezes ao dia e, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso que haja dor para obter resultados. Se respeitar a estrutura muscular, a flexibilidade e os limites pessoais, quem exerce essa atividade perceberá rapidamente as vantagens que ela oferece.

Exemplo de alongamento para ser feito antes dos exercícios


Exemplo de alongamento para ser feito depois dos exercícios

Beneficios do alongamento

  • Proporciona mais elasticidade e flexibilidade, o que resulta em maior agilidade nos movimentos do dia-a-dia
  • Melhora a postura
  • Reduz a ansiedade, o estresse e a fadiga
  • Ativa a circulação
  • Previne dores
  • Minimiza as tensões musculares
  • Evita lesões nos músculos e articulações
  • Diminui os danos físicos associados à idade

Nenhum comentário:

Postar um comentário